Palco Giratório vai percorrer 96 cidades em 2025


Com lançamento nacional em Recife, o Sesc inicia a temporada do o maior projeto de itinerância de artes cênicas do país. Espetáculos acontecem em 15 estados.

A 27ª edição do Palco Giratório, maior projeto de itinerância de artes cênicas no Brasil, será lançada em Recife, entre 25 e 27 de abril. A partir dessa data, 16 grupos de 15 estados circularão por 96 cidades até dezembro, levando à plateia teatro, circo, dança, performance e teatro infantil. A grandiosidade do projeto se mostra pela diversidade regional dos artistas, das linguagens e pelo número de espetáculos que chegará ao público. A programação poderá ser acompanhada no site e redes sociais do Sesc em cada estado.

O circo será o grande homenageado do Palco Giratório 2025 por meio da Escola Pernambucana de Circo, projeto social que tem grande impacto na periferia do Recife, e de Fátima Pontes, líder da companhia há 27 anos. Fátima é referência na arte circense do país, além de atriz, pesquisadora e dramaturga.


Espetáculos desta edição do Palco Giratório do Sesc

Os 16 grupos levarão ao público humor, poesia, música, teatro e dança, além do universo do circo. Os espetáculos passam por temas que vão da influência dos povos ancestrais, espiritualidade, relações familiares à inclusão social. Esse é caso do espetáculo ‘Da Janela’, da Trupe do Experimento, do Rio de Janeiro, que narra a amizade entre três crianças e utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover acessibilidade.

Já ‘Ané das Pedras’ é uma peça de teatro performativo produzido pela Coletiva Flecha Lançada Arte, da cidade do Crato, no Ceará. A performance de Bárbara Matias Kariri mostra um ritual de plantação de pedra, como quem conta um sonho, e revela ao público a arte da cena dos povos indígenas e sua urgência de trazer seus saberes para o centro dos debates.

O grupo Dimenti, da Bahia, participa do Palco Giratório com o espetáculo ‘Biblioteca de dança’, em que artistas transformam seus corpos em ‘livros vivos’ para compartilhar com o público memórias associadas a danças e pensamentos, que marcam a vida de cada um.

“O Palco Giratório permite essa difusão e o intercâmbio entre artistas e o público nas mais diferentes expressões criativas. A curadoria é formada por profissionais do Sesc de todo o país que acompanham o cenário teatral em suas regiões. Isso possibilita essa diversidade de apresentações e temáticas, que retratam a riqueza da produção cênica brasileira. Outro ponto relevante é o poder que esse modelo de itinerância tem de impulsionar a economia criativa, ao levar artistas para um número tão grande de cidades, movimentando a cadeia da cultura e de outros setores, como logística, comércio e hotelaria”, destaca Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Histórico do projeto Palco Giratório

Palco Giratório foi lançado em 1998 e já contou com a participação de 412 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo cerca de 10.000 apresentações a um público estimado em mais de 5 milhões de espectadores. É reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros.

 

Grupos que estarão nesta edição do Palco Giratório 2025

EstadoGrupo ArtísticoTipo de Linguagem Artística
AcreColetivo IluminarMonólogo Híbrido Experimental
AlagoasOzinformaisDança
BahiaDimenti Produções CulturaisDança/Performance
CearáColetiva Flecha Lançada ArteTeatro Performático
CearáPavilhão da MagnóliaTeatro Documental
GoiásAteliê do GestoDança
Mato GrossoDu CafundóCirco
Mato Grosso do SulGrupo Fulano di TalTeatro / Poesia
Minas GeraisEsparrama!Dança-Teatro
ParáLas CabaçasComédia / Palhaçaria
ParanáGrupo BaquetáMusical / Teatro Afroindígena / Teatro para as Infâncias
PernambucoTrupe Circus (Escola Pernambucana de Circo)Circo
PiauíOriginal Bomber CrewDança Contemporânea
Rio de JaneiroTrupe do ExperimentoTeatro Infantil
Rio Grande do SulColetivo Água Redonda e CompridaDança
São PauloAysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny SalabergTeatro

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB