Coordenador
do Compliance, Eduardo Corrêa, destaca importância de mediar e solucionar
conflitos na área da saúde
O 4º encontro da 2ª turma do Programa de
Desenvolvimento de Lideranças (PDL) reuniu líderes de diversas unidades do
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) no
Sebraelab, na última quarta-feira (15). A palestra, conduzida pelo coordenador
de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa, abordou o tema Gestão de
Conflitos e foi marcada pela troca de conhecimentos e experiências sobre os
desafios enfrentados pelos gestores no ambiente de saúde.
Com ampla experiência em mediação de
conflitos, gestão hospitalar e compliance, Eduardo destacou que os conflitos,
podem ser administrados para fortalecer os relacionamentos e melhorar o clima
organizacional. “A gestão de conflitos na área da saúde é essencial para
mediar, minimizar e solucionar situações visando a harmonia no ambiente de
trabalho e a eficiência na prestação de serviços. Líderes passam, em média, 20%
do seu tempo lidando com conflitos. Por isso, identificar e resolver essas
situações na fase inicial é fundamental para evitar complicações futuras”,
afirmou o palestrante.
Corrêa também abordou os conflitos mais
frequentes no setor da saúde, como divergências sobre condutas médicas,
sobrecargas de trabalho e relacionamentos com pacientes e fornecedores. Ele
apresentou técnicas de prevenção, resolução e a importância de criar um
ambiente onde as regras disciplinares sejam claras e respeitadas. “Podemos
trabalhar com leveza, sem cruzar barreiras estabelecidas. Escutar é uma
ferramenta essencial na gestão de conflitos,” ressaltou.
A gerente corporativa de Desenvolvimento
Humano do IgesDF, Nildete Dias, destacou o papel transformador da capacitação
no desenvolvimento das lideranças. “Esperamos trazer ainda mais conhecimento
aos nossos gestores, para que possamos entregar uma gestão de alto desempenho.
A gestão de conflitos é imprescindível para um ambiente de trabalho eficiente e
respeitoso, pois pode trazer aprendizado e crescimento para toda a equipe,”
enfatizou.
O encontro também foi uma oportunidade para
reforçar a diferença entre os papéis de gestores e líderes no contexto
organizacional.
Ao final, os participantes compartilharam suas
percepções e desafios, enriquecendo ainda mais o aprendizado. O PDL segue como
uma importante iniciativa do IgesDF para capacitar gestores, aprimorar a
cultura organizacional e fortalecer o atendimento aos pacientes.