Entenda os casos em que a Unidade de Pronto Atendimento deve ser a primeira escolha para atendimento
O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado para atender as diferentes necessidades da população, distribuindo seus serviços em níveis de complexidade. Entre eles, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), desempenham um papel fundamental na assistência imediata a pacientes que não apresentam condições que ameacem suas vidas. As UPAs são uma boa opção para tratar casos de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames.
Para garantir um atendimento rápido e eficaz, as UPAs realizam uma triagem inicial das lesões e sintomas apresentados pelos pacientes. A classificação de risco é feita por um profissional de enfermagem e utiliza um sistema de cores que indicam a condição do paciente e a ordem do atendimento. Assim, cada caso é encaminhado conforme a gravidade, priorizando aqueles que necessitam de atenção mais imediata.
“As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, desempenhando um papel estratégico no atendimento eficaz”, explica o superintendente das UPAs do DF, Francivaldo Soares.
Quando procurar a UPA
As UPAs devem ser a primeira escolha para atendimento quando ocorrerem as seguintes situações:
Parada cardiorrespiratória;
Dor no peito ou dor cardíaca;
Falta de ar ou dificuldade para respirar;
Convulsão;
Vômitos ou diarreias que não cessam;
Vômitos com sangue;
Dor abdominal, de moderada a grave;
Dor de cabeça intensa;
Rigidez na nuca;
Queda súbita de pressão;
Elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMHG;
Dor aguda;
Alergia severa (coceira e vermelhidão intensa pelo corpo);
Envenenamento;
Tentativa de suicídio;
Dor e inflamação nos dentes.
“Entender como as UPAs funcionam e saber em quais casos procurar atendimento é um passo importante para fortalecer o sistema e garantir um cuidado mais efetivo para todos”, complementa Francivaldo. Dessa forma, buscar o atendimento correto ajuda a otimizar o fluxo de pacientes e assegura que cada pessoa receba o tratamento necessário, no local apropriado e no momento certo.