Conduzido pela CDL, Fundação CDL, Câmara Municipal e Município de Uberlândia, o objetivo principal do projeto é reconhecer empresas e organizações da sociedade civil que adotam práticas socioambientais em benefício da cidade de Uberlândia.
O programa Selo Empresa Cidadã está em nova edição! Instituído em 1999, por proposta da então vereadora Fátima Paiva, o “Selo Empresa-Cidadã” passou a ser promovido pela CDL e Fundação CDL em 2001, tornando-se hoje um dos principais incentivadores de práticas socioambientais em Uberlândia.
Conduzido pela CDL, Fundação CDL, Câmara Municipal e Município de Uberlândia, o objetivo principal do projeto é reconhecer empresas e organizações da sociedade civil que adotam práticas socioambientais em benefício da cidade de Uberlândia.
Para garantir mais agilidade, conforto e segurança aos participantes, o novo formato do programa permite que as inscrições sejam feitas durante todo o ano de forma online, por meio de um formulário disponível no site empresacidada.cdludi.org.br. Pela plataforma também é possível acompanhar o status de aprovação dos projetos e solicitar a renovação da certificação anual, caso as ações da empresa permaneçam ativas.
Todos os projetos inscritos passam por uma etapa de validação e, após aprovados, serão aptos a receber o certificado, que é emitido diretamente pelo site. Vale destacar que as boas práticas aprovadas serão publicadas no site da CDL Uberlândia para inspirar novos movimentos sociais.
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, os proponentes podem contar com o suporte de uma comissão composta por profissionais voluntários com notório saber em desenvolvimento sustentável.
Outra novidade desta edição é que as ações sociais deverão estar em consonância com os 17 Objetivos Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). São eles: saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação e ações contra a mudança global do clima. Conheça mais sobre esse apelo global da ONU aqui.
“Essa nova edição fomenta o aumento de ações e boas práticas inscritas, dando maior visibilidade aos projetos e tornando-os acessíveis a um público mais amplo. Isso incentiva novas parcerias, voluntariados e soluções para os desafios da cidade. As empresas e instituições também podem utilizar o selo para fortalecer sua imagem e reputação no mercado”, apontou a superintendente da CDL, Lécia de Queiroz.
Ao reconhecer e divulgar iniciativas sustentáveis, a CDL contribui para a construção de uma cidade mais justa, sustentável e comprometida com o bem-estar da comunidade. Essa jornada, que começou em 2001, promete um futuro ainda mais promissor, com cada vez mais empresas e organizações unidas em prol de um desenvolvimento mais humano e responsável.
Inscreva-se e faça parte dessa rede que transforma a cidade!