Plano Nacional de
Turismo pode gerar movimento em bares e restaurantes
Com o objetivo de aumentar o fluxo de turismo no Brasil,
planejamento pode levar mais clientes a estabelecimentos em cidades turísticas
Anunciado neste mês de outubro, o Plano Nacional de
Turismo é uma medida lançada pelo governo para fomentar o número de
viajantes nacionais e internacionais em território brasileiro. O projeto tem
como um de seus principais objetivos aumentar a receita captada pelo turismo –
uma oportunidade para bares e restaurantes crescerem junto à demanda.
As estratégias definidas no projeto se estendem com foco no
período de 2024 a 2027 e são resultado de uma projeção baseada em dados da
Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), que mostram
o potencial do país de aumentar a média anual de visitantes estrangeiros de
seis para oito milhões.
Além disso, o plano também visa alcançar um total de 150
milhões de viagens de brasileiros dentro do país e ampliar o número de
municípios que fazem parte do Mapa de Turismo Brasileiro. Todas essas medidas
criam oportunidades para que os bares e restaurantes possam aproveitar
o fluxo de turistas para captar clientes.
O público pode aproveitar essas ações para garantir
experiências diferenciadas. Com os bares e restaurantes qualificando seu
atendimento, os clientes passam a usufruir dessas melhorias e ainda podem apreciar
novas opções de pratos em estabelecimentos que se preparam para diversificar o
menu.
Segundo Thiago Rousseau, gerente corporativo do Grupo
Geppos, o aumento do fluxo de turistas traz um impacto importante para as
operações. “Com mais visitantes, os estabelecimentos podem diversificar seus
pratos, atraindo diferentes paladares e aumentando a visibilidade” conta.
Ele afirma que, tanto para o Cabaña Del Primo, de parrilla
argentina, quanto para o Geppos Italiano, há um aumento na clientela e uma potencialização
das vendas. Ambos os restaurantes membros do grupo se localizam em Fortaleza
(CE), cidade fortemente turística.
“E os clientes ganham com a profissionalização do setor. A
necessidade de entregar boas experiências faz os restaurantes buscarem
excelência no atendimento, isso engrandece todo o setor gastronômico”,
explica.
O gestor do restaurante Cunhaú Show, na Barra de Cunhaú
(RN), reforça as vantagens desse movimento para os clientes. Max Fonseca
explica que os novos clientes e o crescimento da demanda levam à modernização e
evolução das empresas, que buscam melhorar a qualidade dos serviços.
“A transformação impulsionada pelo incremento do turismo faz
com que o consumidor local também ganhe, porque o aumento desse fluxo cria mais
oportunidades de concorrência e os preços ficam mais competitivos”,
complementa.
Gastronomia em foco
Um dos vieses de atenção do Plano Nacional de Turismo, é
exatamente o fortalecimento do turismo gastronômico. Um fator que impulsiona
ainda mais essa tendência é a popularidade do Guia
Michelin, uma curadoria realizada por críticos especializados que indicam
quais restaurantes merecem a atenção do público.
De uma a três estrelas Michelin, o guia indica,
respectivamente, estabelecimentos que vale a pena conhecer, que merecem um
desvio na rota de uma viagem e aqueles que podem levar a um roteiro próprio,
apenas para serem apreciados pelo público.
Para os brasileiros que passam a visitar outras regiões em
busca de novas experiências, explorar sabores que tenham esse “selo” pode ser
uma boa opção. O status que acompanha as estrelas Michelin é baseado na alta
qualidade da experiência oferecida pelo restaurante, evidente até mesmo nos
detalhes.