Moscas volantes: o que são e o impacto na visão?


 Algumas pessoas enxergam frequentemente pontos de diferentes formatos que se movem junto com os olhos. Esse fenômeno é natural e geralmente não apresenta riscos


Pontos escuros que surgem na visão, chamados de moscas volantes, podem ser mais do que um simples incômodo e indicar problemas oculares que requerem atenção. Embora sejam comuns, especialmente com o envelhecimento, especialistas recomendam que as pessoas fiquem atentas à frequência e à intensidade desses sinais. 


De acordo com o oftalmologista Antônio Sardinha, do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), as moscas volantes surgem devido à degeneração e ao envelhecimento do vítreo, uma substância gelatinosa no interior do olho. “Essa alteração é comum com o envelhecimento ocular e, na maioria dos casos, não está associada a doenças que requerem tratamento. No entanto, em algumas situações, pode indicar rupturas na retina, uveítes, hemorragias ou descolamento de retina, que são condições sérias e exigem atenção imediata”, explica o especialista.


Ele também ressalta que, em casos como o descolamento de retina, há risco de perda da visão. “Se os sintomas persistirem, é fundamental procurar um oftalmologista de confiança para uma avaliação. O diagnóstico preciso e o tratamento precoce são essenciais para a preservação da visão”, orienta.


O oftalmologista reforça ainda que pessoas com histórico familiar de problemas na retina ou que já passaram por cirurgias oculares devem redobrar a atenção com os sintomas. “Pacientes com esses fatores de risco precisam ser avaliados com mais frequência, pois têm maior probabilidade de desenvolver alterações que podem comprometer a visão”, completa.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB