Com 35,64% do faturamento do varejo de livros, crianças e adolescentes são os maiores consumidores de literatura do país

No Dia da Leitura, comemorado em 12 de outubro, se destacam escolas como Maple Bear, que incentivam o consumo literário a crianças e adolescentes




Comemorado em 12 de outubro, o Dia da Leitura reforça a importância do incentivo ao hábito da leitura, especialmente entre crianças e adolescentes, que se destacam no cenário literário atual. Apesar da queda geral nas vendas de livros no país, esse público continua demonstrando forte interesse. Segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, da Nielsen BookScan, obras infantis, juvenis e educacionais representaram a maior porcentagem do faturamento total do setor em 2024, com 35,64%. 

As instituições têm medidas inovadoras para fomentar a leitura. O Colégio Maple Bear é um dos exemplos com projetos criativos que envolvem não apenas os alunos, mas também suas famílias, e, dessa forma, busca o engajamento com a leitura desde a infância.

Com unidades em Vitória, Vila Velha, Cachoeiro e Linhares, o colégio utiliza abordagens de destaque no mundo pedagógico, como: a Leitura Compartilhada, Leitura Guiada, Leitura Independente e Leitura Interativa, que, em conjunto, proporcionam um ambiente rico em experiências na promoção do hábito. 

Na Leitura Compartilhada , professor e aluno realizam a atividade em conjunto, com recursos como cartazes, projeções e quadros interativos, ou com a distribuição de exemplares de texto entre os alunos. Essa experiência colaborativa traz o objetivo de criar um espaço dinâmico e engajador para a prática da leitura.

A Leitura Guiada, voltada para o ensino fundamental, os professores organizam pequenos grupos de alunos que têm um nível de leitura similar. Nessa abordagem, os pequenos têm a chance de aplicar estratégias de texto aprendidas na sala de aula, sob orientação e apoio do docente. Esse processo também permite o monitoramento e avaliação individual do progresso de cada estudante.

Já na Leitura Independente, são explorados diferentes textos e gêneros, refletindo sobre as mensagens e conteúdos de forma autônoma. Essa prática permite o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação, ao mesmo tempo que busca ampliar o repertório literário.

Por último, a Leitura Interativa, também conhecida como leitura modelada, envolve a leitura em voz alta, com fluência e expressão, e mostra aos alunos como uma boa leitura deve soar. Essa abordagem é geralmente relacionada a temas ou tópicos das matérias aprendidas e com o objetivo de proporcionar uma experiência mais imersiva.

Além dessas estratégias, a Maple Bear também aposta na prática de "Ler para o outro", onde os alunos leem para seus colegas, exercitando habilidades de compreensão, precisão e fluência. Já a atividade "Ler para si" promove a leitura independente, incentivando os alunos a praticarem em casa e desenvolverem o hábito de leitura autônoma.

A escola também destaca a importância da metacognição e incentiva os alunos a refletirem sobre sua própria aprendizagem e a aplicarem estratégias que melhorem seu desempenho. Com essas iniciativas, reforça seu compromisso em formar leitores independentes, críticos e apaixonados pela leitura com uma educação completa e envolvente para seus alunos.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB