Drenar DF recebe visita técnica de gestores do governo nesta segunda (23)

Os secretários de Governo e de Obras e Infraestrutura, José Humberto Pires de Araújo e Valter Casimiro Silveira, visitaram nesta segunda-feira (23) as obras do maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Distrito Federal, o Drenar DF, para acompanhar o andamento dos trabalhos | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Mensalmente, os representantes do GDF estarão na obra para fazer o controle do andamento dos trabalhos. O sistema busca solucionar todos os alagamentos recorrentes de mais de 30 anos que atingem a Asa Norte


Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Distrito Federal, o Drenar DF, recebeu a visita técnica, nesta segunda-feira (23), de representantes das secretarias de Governo (Segov-DF) e de Obras e Infraestrutura (SODF) e da Terracap para acompanhar o andamento dos trabalhos. De um total de 7,7 km de túneis, já são aproximadamente 7,2 km escavados e 5,5 km já têm concreto projetado para facilitar o escoamento da água e reforçar a proteção dos anéis de aço corrugado que estruturam as galerias.

O andamento do trabalho, bem como as visitas mensais de membros do GDF, foi destacado pelo secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. Ele explicou que as empresas atuam na obra em forma de consórcio, divididas em seis etapas, em que cada uma conta com um grupo representante.

"Nós fazemos essa reunião com os empreiteiros de maneira muito clara e transparente. Nós, a partir da nossa função de governo enquanto executor e fiscalizador da obra, fazemos esse acompanhamento contínuo e permanente para garantir que ocorra tudo no tempo e na qualidade necessária. É um trabalho feito a várias mãos, no qual todos possuem o mesmo objetivo: entregar à população o que ela precisa com um gasto adequado do recurso público", ressaltou.

Os serviços são executados por empresas contratadas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), e o investimento total da obra gira em torno de R$ 180 milhões. Com capacidade para armazenar até 96 mil m³ de água e volume útil de 70,2 mil m³, a bacia atuará para reduzir a pressão do que desemboca no Lago Paranoá.

Fase final

De acordo com o diretor-técnico da Terracap, responsável pela obra, Hamilton Lourenço, a obra já está em fase final. Dos 107 poços de visita (PVs) previstos, 103 estão concluídos, totalizando 1.053,13 metros. "A parte lenta é realmente a escavação. Mas nós já estamos abrindo bocas de lobo, são 270 novas, das quais temos 170 abertas. Então, estamos indo para a fase final da obra mesmo", frisou o diretor.

"É importante valorizar o Governo Ibaneis, que teve a capacidade de tirar essa obra do papel, pensada há mais de 20 anos. É uma obra espetacular que vai dar um conforto muito grande a toda esta população que mora na Asa Norte ou utiliza essa região para o dia a dia, trabalho ou lazer, que poderá passar por aqui e, mesmo no período de chuva mais rigoroso, não ter alagamentos", reforçou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo

Solução histórica

O secretário de Obras, Valter Casimiro Silveira, recorda que a obra busca solucionar todos os alagamentos recorrentes de mais de 30 anos que atingem a faixa da Asa Norte, principalmente nas quadras 201, 202, 402, 302 e 102, trazendo um sistema de drenagem robusto e definitivo.

"É uma obra importante para absorver toda a água de chuva. Sabemos que nessa região temos muitos problemas com drenagem, e a Terracap está com a obra bem acelerada. Estamos fazendo monitoramento em conjunto e vamos começar a limpar a drenagem antiga das quadras 9, 10 e 12, vindo sentido UnB", detalhou. O secretário acrescentou que a parte nova vai conectar à rede antiga para diminuir os transtornos que existem em diversos pontos da Asa Norte.

Outra etapa importante da obra é a Praça Internacional da Paz, um espaço de 5.000 m² com calçadas, estacionamentos e mais de 200 árvores que compõem o parque homônimo, localizado no Setor de Embaixadas Norte, em frente ao Iate Clube, próximo à via L4, ao redor da bacia de detenção do Drenar DF. O espaço será dedicado ao lazer, desporto e contemplação do brasiliense, além de se tornar um novo ponto turístico para o Distrito Federal.

"É importante valorizar o Governo Ibaneis, que teve a capacidade de tirar essa obra do papel, pensada há mais de 20 anos. É uma obra espetacular que vai dar um conforto muito grande a toda esta população que mora na Asa Norte ou utiliza essa região para o dia a dia, trabalho ou lazer, que poderá passar por aqui e, mesmo no período de chuva mais rigoroso, não ter alagamentos", acrescentou o secretário de Governo, José Humberto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB