Celebrado em São Paulo, CICMED se consolida como maior evento científico sobre Cannabis Medicinal da América Latina

 Reunindo mais de 50 palestrantes e 1000 participantes entre os dias 3 e 5 de agosto, a Conferência Internacional da Cannabis Medicinal contou com convidados internacionais, palestras, cursos, expositores e trabalhos de cunho científico e social

A 2° edição da CICMED, Conferência Internacional da Cannabis Medicinal, reuniu mais de mil profissionais da área da saúde neste último fim de semana em São Paulo. Além dos médicos, políticos, empresários, pacientes e pesquisadores que marcaram presença no evento celebrado no Centro de Convenções Frei Caneca e que se encerrou neste sábado, dia 5, a conferência também foi responsável por reunir convidados internacionais de renome para palestrar sobre as mais novas descobertas e aplicações da cannabis medicinal em diferentes frentes de atuação.


Dentre eles, encontram-se as americanas Bonni Goldstein e Debra Karhson, que palestraram respectivamente sobre a importância dos canabinóides menores e os baixos níveis séricos de endocanabinóides em pacientes com Transtornos do Espectro Autista, os canadenses Gilles Lavigne e Hilal Kalkan, que abordaram sobre os benefícios da cannabis para dor e distúrbios do sono e o eixo do sistema endocanabinoide com foco em doenças raras do músculo esquelético, e também os israelenses Yossi Tam e Dedi Meiri, que palestraram sobre o tratamento da síndrome metabólica à base de canabinoides e

sobre a aplicação dos componentes da cannabis para múltiplas condições.


“O evento foi um grande sucesso pois, além do nosso excelente time de palestrantes, convidados, parlamentares e homenageados, conseguimos reunir mais de mil especialistas entre médicos, psicólogos, dentistas e veterinários de todos os lugares do país que vieram até São Paulo para buscar este conhecimento com o intuito de se prepararem para uma demanda que se encontra em crescente expansão, seja nos consultórios privados ou nos projetos de lei que estão surgindo em prol da cannabis. Com todas as expectativas devidamente superadas, podemos destacar que a CICMED já se consolida como o maior evento científico de Cannabis medicinal da América Latina”, ressalta Breno Luz, coordenador geral do evento.


Com homenagens ao deputado federal William Dib, ex-presidente da Anvisa e responsável pela aprovação da utilização medicinal da Cannabis no Brasil, e ao já falecido químico israelense de origem búlgara Raphael Mechoulam, conhecido como o “pai” da da cannabis medicinal, a CICMED contou com a participação dos principais laboratórios e distribuidores de medicamentos do Brasil e do mundo como expositores e também foi responsável por promover o debate entre mais de 15 especialidades médicas distintas para ressaltar o uso da cannabis em patologias que englobam o Alzheimer, Parkinson, depressão, anorexia, câncer, ansiedade, diabetes, esclerose múltipla, dentre outras. 


Histórico -  Atualmente, o desenvolvimento de terapias com a cannabis medicinal é permitido no Brasil por meio de resoluções e leis estaduais. A legislação tem avançado para permitir que pacientes tenham acesso aos tratamentos e possam ter direito ao uso dos medicamentos inclusive por meio do Sistema Único de Saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o uso de 25 produtos de cannabis para venda nas grandes farmácias drogarias (RDC 327), além dos produtos que podem ser adquiridos via importação (RDC 660).


Neste ano, São Paulo, por exemplo, deu um salto no acesso ao tratamento graças a uma lei estadual. Um dos convidados do primeiro dia da conferência, o deputado estadual Caio França, é autor da lei que inclui a cannabis medicinal no SUS. A lei foi sancionada no começo deste ano pelo governador Tarcísio de Freitas.


O parlamentar destacou, em seu discurso, que além da frente parlamentar sobre o tema, o legislativo estadual discute agora regulamentação para a lei que foi aprovada. “Aqui em São Paulo, de forma pioneira, conseguimos aprovar um projeto de lei. Depois de três anos e meio e após uma grande mobilização, conseguimos que fosse sancionado pelo governador. De lá pra cá, foi formado um grupo de trabalho para fazer a regulamentação desta lei. Temos lutado muito para garantir a liberdade dos médicos que a lei possa fazer efeitos o quanto antes”, destacou.


Sobre a CICMED - Criada por meio da EVENTMED, empresa especializada na idealização e realização de eventos ligados à Medicina, a CICMED se destaca por ser o maior evento científico sobre cannabis medicinal das Américas. Criada devido a necessidade de disseminar o universo da cannabis medicinal no Brasil e no mundo, sobretudo diante da tendência do aumento de doentes crônicos, a 2° edição da CICMED reuniu mais de 50 autoridades nacionais e internacionais durante os três dias consecutivos do evento, em São Paulo, sob a coordenação científica da professora Dra. Paula Pileggi Vinha e também dos coordenadores gerais Breno Luz e Enrique de Macedo Pena.


Serviço

II Conferência Internacional da Cannabis Medicinal

Instagram: www.instagram.com/icicmed/

Facebook:www.facebook.com/icicmed?paipv=0&eav=AfbUWtsdKVavIpBCI6vpuHoeSdcSs11aDGafR6--NU4twa5ffStcaBberxxzSEsAcxI

Site: www.cicmed.com.br/


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB