Em Curitiba, escolas católicas debatem presença feminina na educação

Créditos: divulgação/Sistema Positivo de Ensino

 Escolas católicas parceiras do Sistema Positivo de Ensino de todo o país se reúnem em Curitiba para falar sobre a presença feminina na missão educativa. Entre os dias 26 e 28 de abril, professores e gestores de instituições de ensino de inspiração cristã participam do XI Encontro de Escolas Católicas.

Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro tem o objetivo de falar, sob um ponto de vista confessional, sobre a atuação das mulheres nos processos de ensino e aprendizagem e como o exemplo de Maria pode inspirar essas profissionais em sua atuação no cotidiano escolar. De acordo com a coordenadora pedagógica para escolas confessionais conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, Lúzia Martins, o trabalho feminino junto aos estudantes sempre teve papel fundamental na formação cidadã e humana. “Historicamente, estamos à frente da missão de humanizar as relações entre as pessoas e os conteúdos, facilitando o processo de aprendizagem e aproximando os estudantes e suas famílias da equipe escolar”, contextualiza.

Tradicionalmente administradas por padres, as escolas católicas foram, ao longo dos últimos séculos, tornando-se espaços cada vez mais ocupados por mulheres. Muitas das instituições mais conhecidas e prestigiadas do Brasil são, hoje, conduzidas por freiras e noviças de várias congregações. Além dos times administrativos, em boa parte das escolas o corpo docente é majoritariamente composto também por mulheres.

Inspiração mariana

Não à toa, a grande inspiração para o trabalho desenvolvido por essas escolas vem da figura feminina mais importante a aparecer na Bíblia: Maria, mãe de Jesus. Admirada como exemplo de força e resiliência feminina, ela segue sendo, ainda hoje, modelo para as ações de todas aquelas que buscam oferecer uma educação mais humana e dedicada.

“Maria aparece, em muitas passagens bíblicas, como uma agente pacificadora e conciliadora, um papel que é indispensável para quem trabalha com a missão educacional. A exemplo de Nossa Senhora, podemos aprender a exercitar diversas habilidades fundamentais para o educador, como a paciência, a dedicação, o amor e a delicadeza”, afirma Lúzia. O encontro é realizado uma vez por ano entre os educadores e gestores que trabalham em instituições de ensino que têm entre seus valores a religiosidade, uma oportunidade para debater os desafios e as possibilidades na educação católica.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB