Há 10 dias da ida às urnas, candidatos tentam conquistar
mais votos e especialistas dão dicas sobre a melhor estratégia a ser adotada
Há 10 dias para as eleições, os candidatos apostam em estratégias ousadas e agendas apertadas. Especialista em marketing político, Sandro Gianelli é uma das referências do assunto no Distrito Federal. De acordo com ele, o ideal é justamente focar na massa de indecisos. “Não adianta querer mudar a opinião de quem já escolheu um representante. Isso é perder tempo”, alerta.
A mais recente pesquisa eleitoral Metrópoles /Ideia revelou que, entre brancos, nulos e indecisos; cerca de 75% dos eleitores brasilienses não definiu um candidato a deputado distrital. O levantamento foi divulgado a cerca de uma semana e vem para acirrar ainda mais a campanha daqueles que pleiteiam a Câmara Legislativa do DF.
“A hora agora é de revisar as redes sociais. Ver os materiais que trouxeram mais engajamento e apostar neles novamente”, acredita GIanelli. “Além disso, é rua. O candidato tem que ir para as feiras, para os comércios, para a rodoviárias. Enfim, vai apertar a mão de gente e tentar conquistar mais simpatizantes”, completa.
Coordenador de Mobilização Digital Accio Comunicação, Rafael Costa, já esteve à frente de mais de 20 campanhas. Segundo ele, nessa reta final a estratégia é enviar para toda a militância conteúdo que firmem, principalmente, o número, o nome e o cargo do candidato. “Isso precisa ocorrer diariamente, várias vezes ao dia. Dessa maneira, essas informações vão ficar sedimentadas na mente do cidadão”, garante o profissional.
20 horas por dia
Renata d’Aguiar, principal aposta do PMN para deputada
distrital, vem para sua segunda eleição após chegar a cerca de 4 mil votos em
sua estreia, em 2018. Dessa vez, ela apostou em intensificar as ações de rua, criar
uma identidade pessoal mais marcante, fortalecer o trabalho com mídias sociais,
fidelizar apoiadores e fortalecer parcerias com lideranças comunitárias.
Nesta reta final, a representante da chamada Onda Roxa, em alusão à cor característica de seus apoiadores, aumentou a quantidade diária de agendas. “Ao longo da campanha, eu saia de casa com meu dia totalmente definido. Agora, eu ainda saio com a roda de todos os compromissos que preciso cumprir. Porém, mas entre uma agenda e outra, sempre costumo encaixar mais uma. Que seja um corpo a corpo no comércio, uma reunião com lideranças ou o encontro com apoiadores”, explica ao lembrar que tem saído e casa às 6 horas e retornado por volta das 2 horas do dia seguinte.
Renata d’Aguiar é uma das 599 candidatas a uma das 24
cadeiras da Câmara Legislativa do Distrito Federal nas eleições de outubro.
Para conquistar o voto do eleitor ela defende bandeiras como geração de emprego
e renda, apoio aos pequenos e microempresários, proteção da mulher,
investimento no mercado de tecnologia com foco nos jogos digitais (e-Sports) e
inclusão social da pessoa com deficiência, entre outras.