Em entrevista exclusiva ao portal, o vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rodrigo Delmasso (Republicanos) fala sobre seus sete anos de mandato como deputado distrital e sua atuação parlamentar. O deputado já teve 128 projetos de lei que já viraram lei no Distrito Federal. Leia a íntegra da entrevista do deputado distrital Rodrigo Delmasso ao portal
1-) Portal: Deputado, como está sendo sua atuação parlamentar nesses sete anos de mandato como Deputado Distrital?
Delmasso: "Tenho focado principalmente na defesa dos valores e dos princípios da família, na criação de um ambiente de geração de empregos no Distrito Federal, bem como no incentivo ao setor produtivo para que Brasília deixe de ser sustentada pela administração Pública, que infelizmente até hoje adota uma economia baseada no serviço público."
2-) Portal: Quantos Projetos de Leis foram apresentados? Quantas Leis sancionadas? Quantos milhões de emenda para que e para onde?
Delmasso: Bem, eu apresentei mais de 954 projetos de leis na câmara legislativa. Entre projetos de leis complementares e ordinários, propostas de emendas à Lei Orgânica e projetos de resolução, onde 12 já viraram lei no Distrito Federal. Em relação às emendas, por ano cada parlamentar pode destinar por volta de 19 milhões e grande parte dessas emendas foram para parte da saúde, da educação e agora também para área da qualificação profissional. Tenho investido também na área dos esportes, temos trazido alguns eventos esportivos de nível nacional para o Distrito Federal, bem como ajudando os times de Brasília que estão nas competições nacionais, principalmente na modalidade do vôlei, como, por exemplo, o Brasília vôlei, que hoje seu time feminino está na elite do vôlei nacional e o time masculino está na série B, lutando para subir para elite do nacional masculino.
3-) Portal: Como está o trabalho do seu grupo político no Guará?
Delmasso: Dentro das condições, estamos fazendo nosso trabalho. Eu fui o parlamentar que mais investiu em emenda parlamentar da história do Guará, nós investimos em emendas que possibilitaram a construção e entrega dos dois terminais rodoviários do Guará e da escola técnica. Foram feitos mais de 15 km de pavimentação asfáltica dentro das quadras do Guará, a iluminação pública de grande parte da cidade já foi trocada, houve instalações de câmera de vídeo e monitoramento, auxiliando a questão da segurança. Houve também a construção de 10 km de calçadas, além da discussão sobre a regularização fundiária, trabalhando para que o governo agilize a regularização fundiária dos setores Bernardo Sayão e dos comércios da cidade, porque eu acredito que o estado não pode atrapalhar os empresários da cidade para que eles possam desenvolver a economia local cada vez mais.
4-) Portal: E o trabalho do seu grupo político no SIA?
Delmasso: No SIA, estamos trabalhando e investindo em recursos para pavimentação asfáltica e instalação de câmeras de videomonitoramento, além de investir na operação tapa buraco e na revitalização de calçadas. Mas eu creio que o grande projeto que nosso grupo político está defendendo no SIA é a regularização da utilização de áreas públicas pelas grandes empresas, nós apresentamos esse projeto na Câmara Legislativa e acredito que se conseguirmos aprovar, vamos dar um grande passo para regularização da utilização dessas áreas sem prejudicar o empresariado do SIA.
6-) Portal: O senhor tem uma linha muito forte entre os jovens de Brasília, pode falar sobre como está sendo a atuação do seu grupo político na Secretaria da Juventude?
Delmasso: A atuação do nosso grupo político na Secretaria da Juventude tem como objetivo qualificar os jovens para que possam estar preparados para entrar no mercado de trabalho. Hoje sabemos que um dos grupos mais atingidos pelo desemprego são os jovens, 73% dos desempregados encontram-se na faixa etária de 18 a 29 anos, que segundo a ONU são considerados jovens. O nosso objetivo é qualificar para que quando a economia seja retomada, os nossos jovens possam estar qualificados para entrar no mercado de trabalho.
7-) Portal: O senhor pode falar sobre a sua relação com o governo Ibaneis e também com o governo do presidente Bolsonaro?
Delmasso: Minha relação com o governador Ibaneis é excelente, eu já o conhecia antes de ser governador, ajudei ele na campanha da OAB para ser presidente. Tenho uma excelente relação com ele e acredito que ele está fazendo um belíssimo governo. Vou lutar pela reeleição do governador Ibaneis Rocha, pois acredito no seu trabalho. Minha relação com o presidente Bolsonaro é mais via partido, mas tenho uma boa entrada no governo federal pela proximidade que temos com o ex-ministro Onyx Lorenzoni que é da nossa igreja, mas eu o conheço antes mesmo dele ser ministro, o conheci quando trabalhei por 2 anos na câmara dos deputados.
8-) Portal: O senhor é um dos representantes dos evangélicos na CLDF? Como é esse trabalho?
Delmasso: Esse trabalho se dá principalmente na defesa dos princípios e valores que nós acreditamos e que também são expressos na nossa constituição, que são: os princípios da família, a defesa da vida e também a defesa da liberdade de expressão religiosa. Nós entendemos que o estado é laico, mas não é ateu, a laicidade do estado é que ele não pode beneficiar religiões, o estado precisa dar espaço para que todas as religiões possam se expressar sem nenhum tipo de discriminação. E nosso trabalho é justamente nessa defesa e principalmente na valorização da nossa cultura gospel, infelizmente alguns órgãos de controle não entendem ainda que o gospel é uma forma de expressão cultural, então esse é o nosso trabalho para defender os princípios e valores que nos acreditamos e que estão expressos também na constituição.
9-) Portal: O senhor pode falar um pouco de como é ser um dos representantes do setor produtivo na CLDF?
Delmasso: Eu sou conservador nos costumes e liberal na economia. Eu particularmente acredito que é importante defender o princípio da liberdade economia e da livre iniciativa em todas as ações, então meu trabalho tem sido para proporcionar um ambiente favorável para que as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias e grandes possam se desenvolver aqui no DF porque quanto mais empresas tivermos mais empregos teremos e menos desempregados, a economia acaba se fortalecendo, pois as pessoas que não estavam consumindo, passam a consumir e o estado arrecada mais. Eu digo sempre que o maior programa social que o Brasil tem, não é o assistencialismo, mas sim as empresas, porque elas geram empregos. O emprego, sim, é a maior base social do nosso país. Eu já falei sobre isso e repito, o estado não pode tratar os empresários como bandidos e sim como parceiros. Porque o trabalho devolve a dignidade às famílias e devolve a capacidade de sonhar!. O meu trabalho é acabar com a burocracia para facilitar a vida dos empresários, porque quanto mais as empresas crescem, mais empregos são gerados.
10-) Portal: Deputado, o senhor também é representante dos condomínios na CLDF? Como vem sendo realizado o diálogo com esse grupo?
Delmasso: Temos trabalhado com síndicos, apoiando a associação dos síndicos e condomínios por meio do meu amigo Paulo Melo e juntos inclusive fechamos uma parceria com a associação para a realização dos cursos de qualificação dos síndicos, trabalhadores de condomínios e moradores de condomínios. Também estamos trabalhando em legislações que possam fortalecer e valorizar os trabalhos de cada síndico e síndica em seu condomínio aqui no Distrito Federal. Venho trabalhando também na regularização fundiária dos condomínios horizontais aqui de Brasília.
11-) Portal: Deputado, você fez a lei Nossa Quadra, o que te motivou a fazer essa lei, qual é a sua expectativa da assinatura dos primeiros termos de fomento? Tem condições de começar a ser executado ainda em 2022?
Delmasso: A lei nº 6.915 de 2021, garante a participação da sociedade civil na revitalização das quadras do Distrito Federal, por meio de parcerias com associações de moradores, prefeituras comunitárias, conselhos comunitários e cooperativas habitacionais. Com a Lei Nossa Quadra podemos unir esforços de atuação do poder público e das organizações da sociedade civil para revitalizar ou conservar as inúmeras áreas públicas existentes nas quadras residenciais no Distrito Federal. É importante lembrar que fizemos tudo para que a Lei saia do papel em 2021, agora depende da NOVACAP para ela de fato ser executada.
12-) Portal: Deixe uma mensagem para a população de Brasília, a cidade faz 62 anos neste mês - como você deseja ver Brasília em seus 100 anos em 2060?
Delmasso: Que Brasília continue sendo a Capital da esperança mas seja também a Capital das Oportunidades.
13-) Portal: Você é pré-candidato à reeleição nas eleições de 2022? Por que a população poderá confiar em você mais uma vez?
Delmasso: Sou pré-candidato à reeleição. Acredito que o nosso trabalho tem causado efeitos na mudança de vida do cidadão Brasiliense, bem como continuamos na defesa intransigente dos valores e princípios da família.
14-) Portal: Você vai com quem para presidente, Bolsonaro, Lula ou a terceira via? Porque você apoia esse nome?
1-) Portal: Deputado, como está sendo sua atuação parlamentar nesses sete anos de mandato como Deputado Distrital?
Delmasso: "Tenho focado principalmente na defesa dos valores e dos princípios da família, na criação de um ambiente de geração de empregos no Distrito Federal, bem como no incentivo ao setor produtivo para que Brasília deixe de ser sustentada pela administração Pública, que infelizmente até hoje adota uma economia baseada no serviço público."
2-) Portal: Quantos Projetos de Leis foram apresentados? Quantas Leis sancionadas? Quantos milhões de emenda para que e para onde?
Delmasso: Bem, eu apresentei mais de 954 projetos de leis na câmara legislativa. Entre projetos de leis complementares e ordinários, propostas de emendas à Lei Orgânica e projetos de resolução, onde 12 já viraram lei no Distrito Federal. Em relação às emendas, por ano cada parlamentar pode destinar por volta de 19 milhões e grande parte dessas emendas foram para parte da saúde, da educação e agora também para área da qualificação profissional. Tenho investido também na área dos esportes, temos trazido alguns eventos esportivos de nível nacional para o Distrito Federal, bem como ajudando os times de Brasília que estão nas competições nacionais, principalmente na modalidade do vôlei, como, por exemplo, o Brasília vôlei, que hoje seu time feminino está na elite do vôlei nacional e o time masculino está na série B, lutando para subir para elite do nacional masculino.
3-) Portal: Como está o trabalho do seu grupo político no Guará?
Delmasso: Dentro das condições, estamos fazendo nosso trabalho. Eu fui o parlamentar que mais investiu em emenda parlamentar da história do Guará, nós investimos em emendas que possibilitaram a construção e entrega dos dois terminais rodoviários do Guará e da escola técnica. Foram feitos mais de 15 km de pavimentação asfáltica dentro das quadras do Guará, a iluminação pública de grande parte da cidade já foi trocada, houve instalações de câmera de vídeo e monitoramento, auxiliando a questão da segurança. Houve também a construção de 10 km de calçadas, além da discussão sobre a regularização fundiária, trabalhando para que o governo agilize a regularização fundiária dos setores Bernardo Sayão e dos comércios da cidade, porque eu acredito que o estado não pode atrapalhar os empresários da cidade para que eles possam desenvolver a economia local cada vez mais.
4-) Portal: E o trabalho do seu grupo político no SIA?
Delmasso: No SIA, estamos trabalhando e investindo em recursos para pavimentação asfáltica e instalação de câmeras de videomonitoramento, além de investir na operação tapa buraco e na revitalização de calçadas. Mas eu creio que o grande projeto que nosso grupo político está defendendo no SIA é a regularização da utilização de áreas públicas pelas grandes empresas, nós apresentamos esse projeto na Câmara Legislativa e acredito que se conseguirmos aprovar, vamos dar um grande passo para regularização da utilização dessas áreas sem prejudicar o empresariado do SIA.
6-) Portal: O senhor tem uma linha muito forte entre os jovens de Brasília, pode falar sobre como está sendo a atuação do seu grupo político na Secretaria da Juventude?
Delmasso: A atuação do nosso grupo político na Secretaria da Juventude tem como objetivo qualificar os jovens para que possam estar preparados para entrar no mercado de trabalho. Hoje sabemos que um dos grupos mais atingidos pelo desemprego são os jovens, 73% dos desempregados encontram-se na faixa etária de 18 a 29 anos, que segundo a ONU são considerados jovens. O nosso objetivo é qualificar para que quando a economia seja retomada, os nossos jovens possam estar qualificados para entrar no mercado de trabalho.
7-) Portal: O senhor pode falar sobre a sua relação com o governo Ibaneis e também com o governo do presidente Bolsonaro?
Delmasso: Minha relação com o governador Ibaneis é excelente, eu já o conhecia antes de ser governador, ajudei ele na campanha da OAB para ser presidente. Tenho uma excelente relação com ele e acredito que ele está fazendo um belíssimo governo. Vou lutar pela reeleição do governador Ibaneis Rocha, pois acredito no seu trabalho. Minha relação com o presidente Bolsonaro é mais via partido, mas tenho uma boa entrada no governo federal pela proximidade que temos com o ex-ministro Onyx Lorenzoni que é da nossa igreja, mas eu o conheço antes mesmo dele ser ministro, o conheci quando trabalhei por 2 anos na câmara dos deputados.
8-) Portal: O senhor é um dos representantes dos evangélicos na CLDF? Como é esse trabalho?
Delmasso: Esse trabalho se dá principalmente na defesa dos princípios e valores que nós acreditamos e que também são expressos na nossa constituição, que são: os princípios da família, a defesa da vida e também a defesa da liberdade de expressão religiosa. Nós entendemos que o estado é laico, mas não é ateu, a laicidade do estado é que ele não pode beneficiar religiões, o estado precisa dar espaço para que todas as religiões possam se expressar sem nenhum tipo de discriminação. E nosso trabalho é justamente nessa defesa e principalmente na valorização da nossa cultura gospel, infelizmente alguns órgãos de controle não entendem ainda que o gospel é uma forma de expressão cultural, então esse é o nosso trabalho para defender os princípios e valores que nos acreditamos e que estão expressos também na constituição.
9-) Portal: O senhor pode falar um pouco de como é ser um dos representantes do setor produtivo na CLDF?
Delmasso: Eu sou conservador nos costumes e liberal na economia. Eu particularmente acredito que é importante defender o princípio da liberdade economia e da livre iniciativa em todas as ações, então meu trabalho tem sido para proporcionar um ambiente favorável para que as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias e grandes possam se desenvolver aqui no DF porque quanto mais empresas tivermos mais empregos teremos e menos desempregados, a economia acaba se fortalecendo, pois as pessoas que não estavam consumindo, passam a consumir e o estado arrecada mais. Eu digo sempre que o maior programa social que o Brasil tem, não é o assistencialismo, mas sim as empresas, porque elas geram empregos. O emprego, sim, é a maior base social do nosso país. Eu já falei sobre isso e repito, o estado não pode tratar os empresários como bandidos e sim como parceiros. Porque o trabalho devolve a dignidade às famílias e devolve a capacidade de sonhar!. O meu trabalho é acabar com a burocracia para facilitar a vida dos empresários, porque quanto mais as empresas crescem, mais empregos são gerados.
10-) Portal: Deputado, o senhor também é representante dos condomínios na CLDF? Como vem sendo realizado o diálogo com esse grupo?
Delmasso: Temos trabalhado com síndicos, apoiando a associação dos síndicos e condomínios por meio do meu amigo Paulo Melo e juntos inclusive fechamos uma parceria com a associação para a realização dos cursos de qualificação dos síndicos, trabalhadores de condomínios e moradores de condomínios. Também estamos trabalhando em legislações que possam fortalecer e valorizar os trabalhos de cada síndico e síndica em seu condomínio aqui no Distrito Federal. Venho trabalhando também na regularização fundiária dos condomínios horizontais aqui de Brasília.
11-) Portal: Deputado, você fez a lei Nossa Quadra, o que te motivou a fazer essa lei, qual é a sua expectativa da assinatura dos primeiros termos de fomento? Tem condições de começar a ser executado ainda em 2022?
Delmasso: A lei nº 6.915 de 2021, garante a participação da sociedade civil na revitalização das quadras do Distrito Federal, por meio de parcerias com associações de moradores, prefeituras comunitárias, conselhos comunitários e cooperativas habitacionais. Com a Lei Nossa Quadra podemos unir esforços de atuação do poder público e das organizações da sociedade civil para revitalizar ou conservar as inúmeras áreas públicas existentes nas quadras residenciais no Distrito Federal. É importante lembrar que fizemos tudo para que a Lei saia do papel em 2021, agora depende da NOVACAP para ela de fato ser executada.
12-) Portal: Deixe uma mensagem para a população de Brasília, a cidade faz 62 anos neste mês - como você deseja ver Brasília em seus 100 anos em 2060?
Delmasso: Que Brasília continue sendo a Capital da esperança mas seja também a Capital das Oportunidades.
13-) Portal: Você é pré-candidato à reeleição nas eleições de 2022? Por que a população poderá confiar em você mais uma vez?
Delmasso: Sou pré-candidato à reeleição. Acredito que o nosso trabalho tem causado efeitos na mudança de vida do cidadão Brasiliense, bem como continuamos na defesa intransigente dos valores e princípios da família.
14-) Portal: Você vai com quem para presidente, Bolsonaro, Lula ou a terceira via? Porque você apoia esse nome?
Delmasso: Bolsonaro, por ser um defensor ferrenho dos valores e princípios da família.
15-) Portal: Deputado chegamos ao final da nossa entrevista, o senhor tem alguma mensagem de otimismo aos nossos leitores para esse ano restantes do seu mandato, ano de eleições e copa do mundo?
Delmasso: O que eu gostaria de deixar para os nossos leitores é que diante de tanta dificuldade e crises que estamos vivendo, precisamos ver essas crises como oportunidades para nossas vidas, não vamos olhar para o tamanho da nossa crise, mas vamos olhar para o tamanho do nosso potencial para que possamos enfrentar as crises. Eu acredito que se tivermos esse olhar vamos sair muito maiores do que entramos. Vamos continuar a tomar os cuidados necessários, e precisar sair e tocar em alguma coisa, tenha álcool em gel na bolsa ou no bolso e vamos cuidar da nossa vida, pois com vida e saúde nós conseguimos conquistar nossos sonhos. Esse ano temos eleições, é hora de ver quem realmente trabalhou para defender o setor produtivo, lutou pela comunidade e levou os valores e princípios da família na CLDF. Defendo o esporte e quero que o nosso Brasil venha com hexa nessa copa do mundo.
15-) Portal: Deputado chegamos ao final da nossa entrevista, o senhor tem alguma mensagem de otimismo aos nossos leitores para esse ano restantes do seu mandato, ano de eleições e copa do mundo?
Delmasso: O que eu gostaria de deixar para os nossos leitores é que diante de tanta dificuldade e crises que estamos vivendo, precisamos ver essas crises como oportunidades para nossas vidas, não vamos olhar para o tamanho da nossa crise, mas vamos olhar para o tamanho do nosso potencial para que possamos enfrentar as crises. Eu acredito que se tivermos esse olhar vamos sair muito maiores do que entramos. Vamos continuar a tomar os cuidados necessários, e precisar sair e tocar em alguma coisa, tenha álcool em gel na bolsa ou no bolso e vamos cuidar da nossa vida, pois com vida e saúde nós conseguimos conquistar nossos sonhos. Esse ano temos eleições, é hora de ver quem realmente trabalhou para defender o setor produtivo, lutou pela comunidade e levou os valores e princípios da família na CLDF. Defendo o esporte e quero que o nosso Brasil venha com hexa nessa copa do mundo.
Fotos: Rgério Lopes
Tags
# Na Hora do Brasil