Os agendamentos das consultas ambulatoriais deverão ser
feitos por meio do Complexo Regulador do Estado de Goiás. A Secretaria
Municipal de Saúde fará o encaminhamento dos pacientes às vagas ofertadas. “A
ideia é garantir todo o atendimento necessário à população. Portanto, avaliamos
o risco cirúrgico de cada paciente, realizando os exames de pré-operatório
também”, informou Felipe Uchôa, diretor técnico do HRF.
Após uma avaliação por um médico generalista em uma Unidade
Básica de Saúde do município de Formosa e detectada a necessidade de
intervenção cirúrgica, o paciente recebe um documento de encaminhamento. Com a
guia em mão, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde que, por sua
vez, direcionará o pedido ao Complexo Regulador do Estado de Goiás para
marcação de consulta no hospital.
Diferentemente das cirurgias emergenciais, as eletivas são,
necessariamente, aquelas em que há agendamento prévio. A abordagem cirúrgica
passa por uma criteriosa avaliação médica, assim como o quadro clínico do paciente.
No Hospital Regional de Formosa, o atendimento segue essa regra e tem como
objetivo agilizar as cirurgias de baixa complexidade.
Inicialmente, para atender a especialidade de ortopedia
serão disponibilizadas 40 vagas por mês. No caso das cirurgias ginecológicas,
serão 25 agendamentos. As consultas de rotina dessas e de outras especialidades
continuam sendo marcadas sem qualquer alteração.
“Somos um hospital de referência e as cirurgias eletivas serão
importantes não só para a população de Formosa, mas também para os pacientes
dos municípios vizinhos”, lembrou Vânia Fernandes, Diretora Executiva da
unidade hospitalar.
Sobre o HRF
O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras estão em andamento e durante o processo de
regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto
Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes.
Passada a urgência da pandemia, o hospital com todas as melhorias na
infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para
usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assessoria
de Comunicação Hospital Regional de Formosa
Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
Dario
Vasconcelos (11) 95761-7712 – dario@ecco.inf.br