Com a equipe multidisciplinar, os
profissionais ajudam no tratamento dos efeitos colaterais e adversos dos
medicamentos
A inovação faz parte do cotidiano do Hospital Regional de Luziânia
(HRL), uma das mais importantes unidades de acolhimento e tratamento para
pacientes diagnosticados com a Covid-19 do entorno de Brasília. Após a estadualização
e reabertura, o HRL tornou-se um grande aliado no combate à pandemia. Durante os
últimos seis meses, 416 altas foram dadas aos internados e mais de 8,6 mil
pessoas foram atendidas no Pronto-Socorro.
Recentemente, o HRL inovou mais uma vez. Juntaram-se à equipe multidisciplinar
- um esquadrão de profissionais composto por médicos, enfermeiros, nutricionistas,
infectologistas, psicólogos e assistentes sociais – um grupo de farmacêuticos. O
objetivo dessa união está na checagem dos medicamentos e sugestões para novas
terapias medicamentosas, priorizando uma recuperação rápida, segura e efetiva
do doente promovendo desempenho técnico acima da média.
“Queremos proporcionar o melhor tratamento ao paciente do
hospital, com a diminuição dos efeitos colaterais. Toda etapa do tratamento
realizado precisa ser excelente, assim como a questão medicamentosa”, explica Bianca
Piasecki, diretora do Hospital Regional de Luziânia.
Seguindo o exigente protocolo do
hospital, os farmacêuticos analisam a padronização dos medicamentos, a dose,
além de identificar efeitos colaterais adversos. Desde o início do projeto,
1.855 prescrições foram analisadas. “No tratamento é possível haver possíveis
interações medicamentosas e reações adversas, então precisamos avaliar cada
caso e auxiliar os médicos a receitar os medicamentos mais apropriados àquele
paciente”, esclarece Bruna Cabral, farmacêutica responsável pelo projeto.
No atendimento multidisciplinar, nenhuma
decisão individual é tomada. Há uma interação de todas as áreas para detalhar a
situação do paciente com o objetivo de prescrever todos os detalhes do
tratamento pelas próximas 24h – quando a equipe se reúne novamente para
analisar a resposta ao tratamento proposto e definir novas condutas.
O
trabalho cooperativo tem se mostrado fundamental na luta pela vida dos
internados em tratamento da Covid-19. O atendimento multiprofissional é feito diariamente.
O grupo percorre os leitos, visita cada paciente e entende suas necessidades.
A
iniciativa traz como principal benefício o aumento da confiança do paciente e
de seus familiares. É o caminho que o HRL, cuja gestão está a cargo do
Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, escolheu para oferecer um atendimento
público mais humanizado, focado na recuperação integral das pessoas internadas.
O hospital é atualmente referência na qualidade de atendimento para a população
do entorno de Brasília.